Crítica: O Dia em que a Terra parou

daytheearthstoodstill_011Dizem que filme bobo não presta para nada. Isso é um erro, claro, até porque mesmo as maiores imbecilidades guardam mensagens tão óbvias que você só percebe quando elas se esfregam na sua cara.

O Dia em que a Terra parou (20th Century Fox) é um remake do filme homônimo de 1951, em que um alienígena, representando um conselho intergalático, vem à Terra para salvá-la do seu maior inimigo: a raça humana. Klaatu (Keanu Reeves, Matrix) chega em uma esfera que lhe serve de transporte, junto de sua contra-parte robótica ultra-inteligente, sensível à violência, e que reage à altura dela. Do lado humano, temos Helen Benson (Jennifer Connely, Diamante de Sangue), uma astro-bióloga que foi designada pelo governo norte-americano, aqui representado pela Coronel Regina Jackson (Kathy Bates, recentemente falecida, de A Bússola de Ouro).

O filme inteiro é um compêndio de clichês que mostra a verdade nua e crua: citando Klaatu, “se a Terra morre, os humanos morrem. Se os humanos morrem, a Terra ainda tem uma chance”. Basicamente, aintenção do alienígena é matar todos os humanos, salvo os animais, postos em salvo-conduto por uma Arca de Noé contemporânea.

Moral da história: humanos = malvados. Precisam mudar, o aquecimento global está matando o mundo. A camada de ozônio virou algo impronunciável aqui, mas tem um buraco bem fundo – PAREM DE USAR DESODORANTE E COMECEM A ANDAR A PÉ! É clichê, é manjado, mas é verdade, e a salvação está nisso, uma vez que os diálogos apáticos, os péssimos cortes de câmera, e a ausência de vontade de se fazer algo direito me fazem querer deixar esse filme na estante…da loja.

Nota: 5,5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s