Como a Tecmo deu a volta na Microsoft

Só quem acompanha diariamente o mercado mundial de games sabe que a Microsoft enfiou um contrato de exclusividade de desenvolvimento goela abaixo na Tecmo, produtora do IP Ninja Gaiden. Isso, porém, não impediu que Ninja Gaiden Sigma II fosse anunciado para PlayStation 3, como eu espero que você tenha acompanhado.

Ué, mas não eera exclusivo? Sim, você tá certo. Senta aí, filho: vou explicar como isso e porque a Microsoft pode apenas chorar:

Tecnicamente, a Tecmo estaria proibida de entregar qualquer Ninja Gaiden à outra plataforma de jogos eletrônicos que não fosse a Microsoft e seu Xbox 360. Fato. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, isso não é um contrato de propriedade. O IP Ninja Gaiden é da Tecmo, para a Tecmo fazer o que bem entender. A história da empresa com a casa de Bill Gates nada mais é do que exclusividade de nome: se fosse Ninja Gaiden II, seria outro esquema.

Entretanto, a Tecmo tem total liberdade para produzir jogos de sua franquia. O que a empresa fez foi reprojetar o jogo original do Xbox 360, colocar novos conteúdos, novas opções e recursos de jogabilidade, além de um nome diferente – daí o “Sigma”. Tecnicamente, Ninja Gaiden Sigma II é um novo jogo, logo, a Microsoft nada pode fazer ^^! Assim fica fácil, chamar algo de remake: foi a mesma merda história com o primeiro Sigma – tratava-se de um remake mais encorpada de Ninja Gaiden Black, do primeiro Xbox.

Isso pode parecer pouco, mas em termos jurídicos, isso pode abrir precedentes outrora inimagináveis no mundo dos games. Exemplo duvidoso, mas interessante: a Epic é dona do IP Gears of War, ao contrário do que você deve pensar quando acha que a Microsoft é dona. Em tese, a Epic poderia fazer um Gears of War: Phoenix’ Rising ou então um Mass Effect: Lesbian Action, e fazer tudo aparecer no PS3: bastariam apenas uns mapas novos, novas armas, e outros personagens para se controlar.

E aí? Acha que a Tecmo pode abrir caminho para outras empresas?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s