Falar mal é um dom que poucos têm…

Troféu Gameworld! É disso que trataremos hoje! O único evento brasileiro que premia os maiores destaques dos mercados de games e tecnologia rolou faz tempo, no dia 31/03, mas até hoje tem gente falando mal, sem saber, sem argumentar, sem falar, na mais óbvia concepção da palavra.

Motivo: é a Tambor que faz. A Tambor é uma empresa de gestão de negócios comuncacionais (leia “Editora”, entre outras coisas), e responsável por publicações como as revistas EGM Brasil, Nintendo World e PC Magazine, além de sites como o HERÓI, além de organizar e publicar todo o conteúdo que você confere no MSN Jogos – esse último editado por mim. Se uma empresa assim faz tal evento, aos olhos dessas pessoas, não é válido, por “ter dinheiro envolvido”.

Já fui chamado de idiota e moralista – principalmente pela minha posição em relação à pirataria – mas idiotice mesmo é pensar nesse tipo de utopia, de que uma premiação será feita por uma entidade exclusivamente feita para esse fim, sem objetivos de auto-promoção além de aquecimento de mercado. Isso sim é moralismo para tolos. Já disse André Forastieri: “Contra fatos, não há argumentos”.

A grande verdade é que tudo tem fim de arrecadação, tudo envolve dinheiro, tudo envolve patrocínio. Analisem comigo: O Prêmio Multishow é promovido pela Globosat. A Feira de Hannover pela Cebit. O APCA é dado pela associação dos críticos de arte paulistanos. A E3 é promovida pelo IDG, que tem sites e revistas de tecnologia e, nos EUA, de games. Sempre tem alguém bancando, e isso não quer dizer que tenha um quê de “comprado” ou “publicitário”.

Em conversa com algumas pessoas, recebi feedbacks excessivamente ideológicos, como “Se foi bom? Pra Tambor deve ter sido”. Claro que foi bom: você botaria empenho e quadruplicaria a carga de trabalho de toda a equipe da sua empresa se não fosse pro negócio ficar bom? O mínimo que se poderia esperar disso seria um pouco de atenção.

“Ah, o dia que tiver um evento sancionado pela ABRAGAMES eu analisarei imparcialmente, já que da Tambor é venda de prêmio”. Foi o que me disse certa pessoa, e concordo: o mundo ideal diz que a ABRAGAMES quem deveria promover esse tipo de premiação. O problema: a ABRAGAMES nada faz a não ser sentar e dizer para o público que faz de tudo para melhorar o mercado de games no Brasil, quando na verdade pouco fazem e pouco apóiam quem faz. Já que eles não fazem o serviço deles, por que a Tambor não poderia tomar para si tal atitude? Mostre-me uma atitude decente, que teve algum resultado por parte da ABRAGAMES, e eu lhe mostro 100 pessoas que acreditam muito mais no que dizem as revistas e sites desse mercado do que em uma instituição formada por pessoas que só sabem ficar sentadas.

O mínimo que essas pessoas que adoram falar mal daquilo que não conhecem deveriam fazer é ler mais, acompanhar mais a realidade e descer um pouco das nuvens: o mundo gira em torno de grana. Sim, teve grana no Troféu, mas isso não quer dizer que foi só um evento publicitário ou que teve alguma coisa vendida ali. Prova disso: na categoria “Melhor Placa De Vídeo”, ganhou Gigabyte. Pessoalmente, prefiro NVIDIA. Se o Rogério Rigazzo, o cara do marketing da NVIDIA, se divertiu com o evento mesmo diante do prêmio que não levou, quem seriam vocês para desdenhar do único evento que tenta fazer alguma coisa por essa merda de mercado de games que temos no Brasil?

Por isso que o título que usei para o post é o que vocês leram ali em cima: tem que ter a manha pra saber falar mal. É fácil dizer que “isso é uma bosta” ou então chamar alguém de vendido. Discordar de certas políticas é uma coisa, falar sem argumentos é outra, e sim, isso é um alerta para vocês crescerem. Vocês sabem que estou falando diretamente com vocês. Não se iludam com o “mundo ideal” das coisas – ele não existe. Você tem que sujar as mãos se quiser ver alguma coisa boa acontecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s