O caso Duke Nukem: Teoria da Conspiração, Verdade Infeliz ou Jogada Descarada do Marketing?

A 3D Realms, produtora da sempre bem-vinda franquia de jogos Duke Nukem, anunciou na semana passada que “vai estar fechando as portas”, devido a enormes problemas financeiros. O eterno próximo projeto da empresa – Duke Nukem Forever – finalmente passou a ser visto como oficialmente morto, coisa que já vinha acontecendo há 13 anos atrás, na primeira vez que ele foi anunciado em primeiro lugar.

DukeNukem

Engraçado como, “de repente”, vááárias screenshots, concept arts e até mesmo um vídeo “vazado” aparecem na internet, e a 3D Realms – que ainda não fechou, veja você – não faz absolutamente nada sobre isso. Já vi casos de vídeos “vazados” darem muita bosta, e até protagonizei um recentemente, que graças a Deus, acabou bem. Digo que isso é engraçado porque, se de fato for verdade, como questionarei a seguir, isso significa que a 3D Realms conseguiu fazer a maior cagada do universo empresarial…Acompanhem: a empresa anunciou falência em 07/05/2009. Dois dias depois, apareceu a primeira arte conceitual de Duke Nukem Forever. Mais dois dias, e um vídeo aparece, lotado de gameplay e arquétipos esqueletizados da fase de desenvolvimento. Depois de uns 3 dias, mais uma série de screenshots, mostrando até mesmo o render do bom e velho homem dos bagos de aço (“I’ve got baaaalls of steeel”…você já ouviu isso, não?).

Pronto, armada está a encrenca: fóruns ao redor do mundo começaram a dizer como o dito vídeo tinha deixado eles de pau duro, que o jogo estava lindo de morrer e que pelo amor de Deus, alguma produtora se desse ao trabalho para finalizar e lançar o novo jogo. O que pouca gente sabe é que EXATAMENTE no mesmo dia do anúncio de falência da 3D Realms, uma tal “GoGaddy.com, Inc.” registrou o domínio “SaveDuke.com”. Alguns dias depois, sai a notícia de que a Take-Two – dona da sempre competente Rockstar, que faz Grand Theft Auto – “teria oferecido” pouco mais de (pausa para tomar ar) TRINTA MILHÕES DE DÓLARES pelos direitos de publicação da franquia Duke Nukem.

Adoro uma encrenca e também fico constantemente matutando loucuras, mas isso não parece um tanto quanto…arquitetado, pra você? Quero dizer, das duas uma: ou a 3D Realms cagou mole e sentou em cima, a ponto de não divulgar, pelos métodos normais, uma série de mídia envolvendo um jogo que ainda é muito aguardado e possui uma legião de fãs – o que obviamente geraria rebuliço em larga escala – ou tudo não passa de uma jogada de marketing descarada, a 3D Realms ainda está na ativa, e DKF já está na esquina do lançamento oficial.

E aí, o que tú acha?

Anúncios

2 comentários

  1. Pingback: 3D Realms (NÃO) vai fechar! « Chambinho Azedo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s