NÃO, C*$%LHO! Jailbreak no iPhone não é pirataria!

Adoro ver o povo encrencando comigo por causa da minha posição sobre a pirataria…é simplesmente sensacional (sem falar na audiência que atinge a estratosfera). A minha mãe agradece, falando nisso.

Um tópico que achei interessante esses dias – em uma casual discussão entre pessoas na minha frente, em que quase deu merda encrenca das brabas – foi o fato de pirataria ser presente também no iPhone. Naturalmente, ela existe. Mas o que me atraiu no rebú todo foi o fato de um lado dizer que o “jailbreak” – processo que destrava o iPhone para outros chips, além de habilitar o pacote de programas Cydia, é pirataria contra a Apple, ao passo que o outro lado dizia que não.

Bom, “jailbreak” não é, nem de longe, pirataria. Explico: quando você diz “pirataria”, na verdade se refere à disponibilização de material autoral de forma gratuita, sendo que pela metodologia normal de aquisição esse mesmo material seria cobrado. Desnecessário dizer, esse tipo de disponibilização é ilegal, por violar direitos autorais. Isso dito, não dá para dizer que o “jailbreak” é pirataria: nem o Cydia, nem o Installer possuem qualquer aplicação que você encontra na AppStore – a loja virtual de aplicativos pagos por download da Apple.

O que acontece com esses dois pacotões é que eles reúnem um compêndio de versões alternativas aos programas originais. Pense assim: quando você não tem uma licença para usar o Word ou qualquer outro aplicativo do pacote Office, para Windows, o que você faz? Baixa o OpenOffice, uma versão similar, gratuita, e com uma ou outra diferença. É o mesmo aqui.

Pirataria mesmo, até tem, mas você precisa fazer um pequeno cambalacho no seu iPhone para fazer isso dar certo. Mas sinceramente…será que compensa? O aplicativo mais caro da AppStore custa dez dólares. Com as recentes quedas da moeda norte-americana no Brasil, um download desses custaria uns…R$ 22,00?

Decida seu lado…o meu, eu já escolhi…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s