Layout copiado: sim ou não?

Agora que comecei a desenvolver um site, me peguei fazendo a seguinte pergunta: é válido você usar um layout já conhecido de outro veículo para o seu próprio? Essa, ao contrário do que se possa pensar, é uma pergunta relativamente difícil de ser respondida, mas vou tentar explicar o meu ponto de vista sobre assunto no link abaixo.

A primeira coisa que você tem que levar em consideração é o que você quer para o seu site. Manter o layout copiado no maior descaramento é pedir para cair em descrédito. Mas a conclusão a que cheguei, depois de muito pensar no assunto, foi a de que é até válido copiar um layout, desde que seja algo provisório até que você possa alçar o visual definitivo.

Meu exemplo: achei um template de WordPress chamado “GameNow“. É um layout completo, secionado, cheio de blocos…98% igual ao GameSpot. Eu comprei esse layout para utilizar no The Gamer, o site que estou montando. Foram cinquenta dólares que farão falta a este desempregado que vos fala.

Estou ciente, perfeitamente, que o layout pode, e provavelmente vai jogar o nome do meu site no chão, bem próximo do cocô de cachorro onde todos evitam pisar. Mas a questão é: manterei ele em definitivo? E a resposta, obviamente, é não sei ainda.

Então por que usarei um layout que é descaradamente xerocado de um site de imensa circulação? Simples: porque um layout exclusivo custa caro.

Andei consultando alguns webdesigners, e o preço mais baixo a que cheguei para a criação de um layout completo, exclusivo, pré-programado e pronto pra usar foi de R$ 1800,00. Eu não disponho desse montante no momento. E olha que falei só com gente com quem já trabalhei, peguei amizade. Eles fizeram valores mais em conta pra mim.

O que me leva a uma alternativa mais barata – e a mais provável trajetória que seguirei: modificar o GameNow. Torná-lo, ao invés de copiado, inspirado. E assumir o risco que, espero eu, torne-se mais brando.

Desejem-me sorte, pois o The Gamer está em desenvolvimento primário ainda: dos cinco posts que já tem por lá, quatro foram para fins de teste. É provável que eu apague tudo e comece a postar do zero assim que finalizar a esquematização do meu site. O layout é só o maior dos problemas que já me surgiram: tenho certeza de que outros, maiores, virão. A dica aqui é a teimosia. Não se derrubar por problemas que vão além de suas capacidades.

E você? Me diz nos comentários abaixo a sua opinião!

Deixe um comentário

