Sobre aquilo lá, com aquela loja lá…

Então…quem me segue nas redes sociais deve ter percebido: quebrei o pau com a UZ Games. O motivo foi o fato de a pré-venda de Assassins Creed III estar prometida apenas para o dia 11/11, sendo que tenho dois amigos que me reportaram ter comprado a mesma pré-venda em uma grande magazine e já estavam com o produto em mãos. O tweet da minha reclamação foi esse aí embaixo:

Daí a UZ Games me disse, via Twitter mesmo, que levantaria meu caso e averiguaria o ocorrido. Até aí, tudo bem.

O problema foi quando, sem eu “treplicar” a resposta, eles me mandam isso:

Agora, a porra ficou séria:

Eu sou o primeiro a admitir: sou um cliente chato. Muito chato. Tô pagando, então me dou a esse direito. Até porque sou chato sem ofender ninguém. Minha chatice limita-se a irritar através de questionamentos – e disso, eu não abro mão, porque funciona. Se você vai fazer negócio comigo, esteja preparado para lidar com alguém metodicamente irritante – é sendo assim que entrego ótimos resultados. Gosto das coisas como elas são e cobro pra que elas sejam assim.

Diante daquela resposta, eu, canceriano bom que sou, fiquei puto. E junto comigo, outras pessoas, a notar pelo número de RTs dados a mim e à própria UZ Games. E como todo bom homem puto, eu caí pra dentro. Viralizei o que pude, contando com alguns amigos fazendo a mesma coisa. Vi “Não Salvo”, “O Macho Alpha” e muita gente mais influente que eu, repercutindo a situação. Ao mesmo tempo, eu mandava uma mensagem para o dono da UZ Games, Marcos Khalil, porque acho justo que ele saiba o que tá rolando com a marca que ele criou.

Depois de muita gente falando sobre o assunto – a quem agradeço, de coração -, a UZ Games me ligou. Por duas ocasiões. Basicamente, o motivo do contato era para explicar o que eles queriam ter dito desde o início (algo que eu entendi, mas mesmo o uso errado do discurso me estressa): “Prefiro que você compre com outra loja e tenha o jogo, se divirta e se satisfaça, podendo voltar pra gente em outra oportunidade, do que te perder como cliente definitivamente por causa dessa situação”. Assim falou o gerente da área de mídias sociais da empresa, o qual eu não vou nomear porque, honestamente, não acho que isso precise se arrastar mais, ou para mais gente.

Sobre o esclarecimento que eu necessitava quanto ao meu produto: a distribuidora do jogo (NC Games, no caso) ainda não repassou, ou não recebeu os lotes com os jogos para o varejo brasileiro. Em resumo, a FNAC conseguiu ou com a UbiSoft, ou trouxe de fora. Como, ao que eu entendi, a UZ Games é dependente da distribuição nacional, a loja ainda não tem o pedido. O mesmo, inclusive, deve ser verdade para Call of Duty: Black Ops II. Logo, o prazo de entrega prevalece: 11/11.

Eu não tenho problema em esperar o prazo, que fique bem claro. E admito também que minha forma de reclamar de algumas coisas é, no mínimo, incisiva. Eu cutuco e busco, mesmo que isso me leve à encrenca. Basicamente, o que eu queria era saber por que a mesma pré-venda chegava antes pra uns e depois pra outros. Não tiro a responsabilidade da UZ Games de ter me destratado: uma escolha melhor de palavras passaria uma mensagem mais acolhedora, uma que o público não entendesse como “Não gostou de comprar com a gente? Pau no seu cú: vai comprar com outro, então!”.  Não foi o que eles queriam dizer, mas foi o que saiu.

Vale para um bom case de uso das mídias sociais, se me perguntarem. De qualquer forma, a situação já foi resolvida, então é hora de deixarmos isso descansar e procurarmos outra briga nas interwebs para nos ocuparmos.

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46 comentários

  1. Li o tweet da loja antes de entender tudo o que estava acontencendo, interpretei exatamente da forma como tu explicou que te explicaram. Não sei se o viés de que todo o atendimento ao consumidor no Brasil é ruim atrapalhou tua interpretação.

  2. Cara, você é um animal, na boa…
    Você fez um tweet difamando a UZgames, que por sinal eu nem conheço… mas se a porra do contrato era DIA 11/11 E VOCE COMPROU CONCORDANDO COM ISSO, SENTA E ESPERA!
    FODA-SE QUE A LOJA TAL FEZ A ENTREGA DE EXEMPLARES ANTES DESSA LOJA… NÃO SEJA UM FILHO DA MÃE MIMADO RECLAMANDO POR BOSTA NA INTERNET.

  3. O contrato nunca disse nada sobre ser 11/11. Na verdade, não havia data alguma. Em nenhum momento me informaram qualquer data. Agora, se eu sou um animal, o que isso te torna, já que você não pesquisou o assunto e não percebeu que 11/11 é o terceiro adiamento que fazem com a entrega do produto?

    Sugiro se informar antes de sair ofendendo os outros. Você não é obrigado a concordar comigo, mas mimado é o seu passado, moleque. Fala direito, dialoga numa boa, ou não fale nada.

  4. O Q O CARA RESPONDEU NÃO TEM NADA DEMAIS PERTO DD CARA CHATO QUE VOCE É.ESTA HISTORIA TODA TA CHEIRANDO JORNALISTAZINHA DE M……… QUERENDO APARECER, ALEM DE SE INTITULAR CHATO, SE ESCONDE ATRAS DE NOTICINHAS BARATAS, CARA VAI PROCURAR O Q FAZER, QUE VOCE DEVE TER POUCA COISA PARA PENSAR, É POR CAUSA DE PESSOAS COMO VOCE É QUE O BRASIL É ISTO QUE É……QUEM SABE VOCE TA QUERENDO UMVJOGO DE GRAÇA RSRSRSR É DEVE SER ISTO!!! CARA, PEDE O JOGO É MAIS BONITO RSRSRSRSR.

    • Er…tá, vamo lá.

      1) Eu não preciso aparecer. Na verdade, ganho mais não aparecendo.
      2) se eu quero um jogo de graça, por que pagaria por uma pré-venda?
      3) Eu não procurei notícia barata: a notícia barata foi comigo.
      4) O Brasil tá “assim” pq pessoas não votam direito. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
      5) aproximadamente 200 RTs e diversos comentários no Facebook, todos me apoiando, mostram que, sim, houve uma confusão aí na escolha de palavras.
      6) A própria UZ Games reconheceu que errou.

      Como disse, eu sou chato. Mas não ofendi ninguém até agora. Será que vc consegue dizer o mesmo?

  5. QUE HONRA VC RESPONDEU MINHA RESPOSTA RSRRSRS COMO DISSE VC NAO TEM O QUE FAZER. CARA NAO SOU NINGUEM MAS ODEIO PESSOAS COMO VOCE QUE QUEREM DIFAMAR EMPRESAS, O CARA DA EMPRESA TE DEU O DIREITO DE VOCE COMPRAR EM OUTRO LUGAR. SO ISTO. SE TOCA CARA. TENHA VERGONHA DE SER O QUE É, E NÃO PRECISA MAIS RESPONDER SE NÃO VAO DIZER QUE O DESOCUPADO NÃO É SO VOCE SOU EU TBM RSRSRSRSRSRSRS AH E QUANTO A NAO CONSEGUIR OFENDER NINGUEM, CARA DE BOA EU CONSIGO SIM, MAS PARA IMBECIS COMO VOCE FICA DIFICIL!!!!!!!

    • Vc percebeu que mandou o seu comentário após horário comercial, não? Ou seja, num horário em que as pessoas estão relaxando?

      Eu não vou te chamar de desocupado. Eu imagino que vc tenha um emprego e contas a pagar. Assim como eu: tenho minha empresa e trabalho de 9 a 18 para gerenciá-la.

      Então, sim, eu sei qual é a merda de alguém difamar sua empresa.

      A diferença aqui é que “me dar o direito” de trocar a loja onde eu compro já é uma ideia absurda – ninguém precisa me dar esse direito. Posso mudar a hora que quiser.

      A única razão pela qual se deu esse rebú todo foi porque uma empresa basicamente passou ao cliente a mensagem de “nao gosta da gente? Pau no seu cu”. E isso, filhote, é o pior erro corporativo que alguem pode cometer.

      Also, a UZ Games reconheceu publicamente que vacilou. O que invalida qualquer coisa que vc disser.

  6. Rafael concordo com quase tudo que disse; temos que exigir nossos direitos e blá blá blá…
    Mas algumas coisas me chamaram atenção:
    1. É fato que você concordou com a pré-venda (como o nome já diz vc está sujeito a esperar pelo produto previamente pago), portanto você estava sujeito a esperar pelo jogo conforme dispinibilidade da loja.
    2. Você diz que não estava estipulado um prazo para entrega? E mesmo assim vc fechou negócio? Me cheira ansiedade de gamer, em tempo, tb sou gamer e ansioso!
    3. Se você diz que ganha mais não aparecendo porque postou? O Procon demora mas funciona… e você não precisa aparecer…
    4. A uzgames escreveu por “gentileza”, por isso te pergunto, onde ela te destratou? É mais fácil “jogar” a interpretação que te convém antes refletir.
    5. Como você gostaria de ter sido abordado pela uzgames sem que te desse a impressão de que eles estavam te destratando?
    6. Nem sempre o que a maioria concorda é o certo, então não é porque vc teve 200 RTs ou inúmeros comentários no FB dizendo que a uzgames te destratou que isso é um fato consumado.

    Temos que SABER exigir os nossos direitos, conforme o Código de Defesa do Consumidor temos até 7 dias úteis para desfazer um negócio.

    • Ta vendo, Antonio? Isso sim é diálogo! Nem um pouco ofensivo, at all.

      Marcelo, tudo bem? Valeu pelas impressoes. Vamos la:

      1 e 2) concordei com a pré-venda sem data, levando em consideração o histórico da empresa no ramo, a confiabilidade que ela passa. Chame de “mau negocio”, “erro de julgamento” meu. Poderia ter exigido um prazo desde o inicio e, diante da ausencia desse, virado as costas e saido. Não fiz. Não sou livre de erros e esse pode ter sido um.

      3) a viralização tomou forma a partir de outros, nao de mim. Eu so entrei na “massa” depois da resposta indigesta. E PROCON? Não poderia traze-los à mesa sendo que tudo o que estava rolando era um questionamento. Eu necessitava de um esclarecimento, primeiro.

      4) Não foi “gentileza”. Foi serviço. Eles se viram diante de uma situação e agiram de acordo. Seria eu, você ou qualquer outra pessoa. E sim, foi indigesto e ofensivo. E, ao contrário do que vc disse, eu não joguei interpretacao. Se vc ler o texto, vera que compreendi a mensagem deles, mas a forma como ela foi transmitida é que foi falha.

      5) pedir o contato direto antes de qualquer encrenca? Procurar averiguar o caso do cliente antes de tentar empurra-lo para a concorrencia? Existem muitas formas corretas de abordagem – e nenhuma delas foi usada aqui.

      6) de fato, a quantidade de pessoas repercutindo não consiste num fato. Mas consiste um fato a propria UZ Games ter me procurado e me pedido desculpas. E isso, vc nao pode dizer que foi “gentileza”.

      Realmente precisamos saber como exigir nossos direitos. Mas nao “exigi” nada aqui: apos o dialogo com a empresa, minha compra continua e agora eu tenho um prazo estipulado. All is good.

      Excelente comentario, alias. Gostei de como vc foi ponderado 🙂

  7. Justo!
    Existe o ditado que diz mais ou menos que: um consumidor satisfeito recomenda para 5 amigos, o insatisfeito adverte 20… não sei qual a proporção exata, mas a diferença sempre será enorme!
    Se eu fosse o dono resolveria da melhor forma possível para que você não falasse mal de mim.

    Especificamente sobre o que citou no item 4, Marshall Mcluhan, teórico de comunicação, dizia: “O meio é a mensagem.”
    Então imagine a cena:
    Você está na FNAC (sim na FNAC) e uma GOSTOSA lhe diz sorrindo: “Olá Rafael, por gentileza me dê seu número de pedido para eu cancelar, assim você busca o seu na UZGAMES, ok?”

    Essa forma seria mais adequada?

    • Não, não seria, Marcelo. A questão não é quem diz, mas como diz. Poderia ser gostosa, gostoso, feio, feia…poderia ser um Na’vi do filme “Avatar”.

      A questão é: você não diz isso. Ponto. O correto seria fazer no começo o que eles fizeram no final. Me procurar diretamente, esclarecer comigo o caso e me dar a resposta que me deram antes desse rebuliço.

      Se a gostosa da FNAC me dissesse isso, eu procuraria o/a gerente para saber da minha dúvida. Simples assim.

      • Na boa, se o cara é gentil pela Internet, onde não tem como interpretar se ele tá sendo sarcástico ou não, se pessoalmente até o Darth Vader sendo gentil contigo mesmo assim você ainda acha que o cara tá te maltratando, brother, a partir de agora eu concordo com que o Dj, Alexandre e o Antonio disseram.

        Te interessa mais fazer saber que a UZgames te pediu desculpas em plena Rede Social do que ter o seu problema resolvido.
        Sem mais,

      • Aí já é um julgamento de caráter errado de sua parte. Eu não procuro gentileza. Só procuro pelo que é certo. Eles não precisam ser gentis, só me dar o que eu queria (uma resposta de um cliente) já está de bom tamanho.

        Ouvi do próprio gerente da área de mídias sociais (foi ele quem me ligou): “Erramos. Não fui eu quem escreveu aquilo, mas é meu departamento, então assumo a bronca”.

        Eu não errei na interpretação, mas a forma como a mensagem foi transmitida já foi suficiente pra me deixar descontente. A situação toda melhorou no momento em que eles se dispuseram a me procurar diretamente e esclarecer a situação.

        Posterior a isso, já até elogiei a loja e a cada menção disso que vejo, respondo dizendo que já foi tudo esclarecido e que aguardo ansiosamente pelo meu jogo.

  8. Desculpa Rafael nao veja como ofensa, mas o que fazemos na vida profissional temos que levar pra pessoal. Você “Hateou” a uz games ( que eu nem conhecia ) e ainda pode ter gerado um mega problema para a Fnac pq eles não tem em loja.
    Minha opiniao voce poderia ter checado sim antes a informação, porque no post vc AFIRMA que não vai comprar mais nada na empresa e bla bla bla.

    Não existe duas pessoas, o mesmo jornalista é o consumidor.
    E pra mim a empresa nao prestou na resposta, mas voce como jornalista deixou MUITO a desejar!

    • Ofensa, nada, cara! Toda critica é bem-vinda!

      Eu faço o melhor pra separar A de B. Até pq já tive problemas com isso ao fazer matérias em que deixava o lado consumidor falar mais alto.

      Coisas foram ditas no calor do momento: eu vou continuar comprando na UZ Games. Sempre fiz isso porque, este caso à parte, eles têm comigo um histórico bom (melhor que a SARAIVA, mas isso é outra história, pra outro dia).

      Poderia ter checado, realmente, mas não o fiz pois, como consumidor, queria saber o motivo de outra pessoa ter o jogo comprado dentro do varejo nacional, antes de mim. Independente de onde ele comprou, eu estranhei o fato da UZ não ter e outro ter. Foi simples assim.

      Daí veio um tweet, outro tweet e a situação da qual falamos aqui.

      Mas, em resumo, continuo esperando o ACIII pela UZ. A previsão é dia 11 e tive uma posição da empresa sobre isso. Pra mim, já tá ótimo.

  9. Ok, maravilha que bom que levou para o Lado positivo.
    Só da uma olhada para nao prejudicar pessoas.
    por tras das empresas podem ter pessoas que precisam do que fazem. pra voce esta otimo, mas por um erro inclusive seu as pessoas estao fazendo o inferno.

    Abs

      • Não sei bem como você recebeu o comentário que eu fiz, mas não vai me dignar com uma resposta por que razão? Eu fui imbecil em meu comentário, ou lhe ofendi por expressar minha opinião sobre seu comentário preconceituoso? Por que não acho que eu tenha sido agressivo e até mesmo as pessoas que ofenderam-lhe diretamente (coisa que não fiz) foram respondidas por você.

        Sinto muito por não estar a altura de receber sua digníssima resposta. Um abraço cordial.

      • Uma cordial resposta, então: não houve preconceito algum em meu comentário. Você é daqueles que caçam qualquer motivo pra cutucar desnecessariamente. Quando eu digo que a inclusão digital nos traz aquele tipo de boçal, nada mais disse do que um feitio popular. Nada relacionado à classe social do indivíduo em questão.

        Não obstante, você parece ter se incomodado por tão pouco que chega a fugir do assunto em questão nos textos e nos comentários, simplesmente para responder algo que, honestamente, não tem impacto algum.

        Você é daqueles que estão criticando os outros simplesmente porque se comemora o Halloween aqui, apesar dessa tradição ser americana?

        O que você quer fazer com seu comentário é incitar uma discussão inútil. Tão inútil quanto discutir se, por exemplo, eu seja preconceituoso em chamar um amigo afro-americano de “negão”, mesmo sendo esse o apelido dele desde anos de infância.

        A isso, dá-se o nome de “nacionalismo barato”. E com isso, eu não discuto porque é pura e simples perda de tempo.

        Eu sei o que significa “inclusão social” em essência. E também sei o bem que faz a inclusão social – o de trazer um mundo de informação através de um monitor, para quem não tem um acesso facilitado (i.e “pagar por ele”) a esse mesmo mundo.

        Basicamente, sua ideia é separar um feitio popular de uma ação social. É uma atitude tanto louvável quanto impossível.

        Mas não dê ouvidos a mim: prefiro parar a conversa por aqui e deixar que você me veja preconceituoso. Se isso te ajuda a dormir melhor à noite, então siga em paz, brother.

        Grande abraço!

      • Veja bem, eu não te acho preconceituoso, muito pelo contrário. Eu sequer te conheço pra te considerar algo. Inclusive quando vim aqui ler seu blog concordei bastante com você e inclusive achei admirável o fato de ter esclarecido o dito “mal entendido”.

        Agora acerca do “inclusão digital” este tipo de afirmação há anos viralizada na internet só propaga um pensamento um tanto comum embora não generalizado de muitos usuários de internet que se consideram elevados cultural e socialmente em detrimento daqueles que supostamente não deveriam estar na internet. O mesmo fenômeno foi observado durante a transição do orkut ao facebook quando a “elite” da rede passou a declarar que a mesma estava sendo “orkutizada” pelos favelados do orkut.

        Eu acho que você está acima deste tipo de discurso. Não há relação nenhuma com ‘nacionalismo barato’. Eu não me importo com a prática do halloween. Eu não me importo com quem chama preto de negão (como eu). Eu apenas me importo com o julgamento que os meus iguais, inclusos digitais como eu, recebem todos os dias na internet e fora dela.

        Discordo que seja uma discussão inútil, acho necessária para conscientizar as pessoas. Mas tudo bem é a sua opinião e deve ser respeitada, mas acredito que comentários do tipo ‘maldita inclusão digital’ serão sempre carregados de um discurso preconceituosos e nunca apenas um ‘feitio popular’.

        Não precisa render a discussão, nem concordar ou discordar de mim. Eu desviei o assunto do post sim, então que isto acabe aqui.

        Abraço, fique em paz você também.

  10. Amigo você comprou numa loja 171, você é mais 1 dos 90% dos brasileiros que compram numa loja sem verificar se ela entrega direito se os preços dela é honesto, ou seja por falta de vontade sua acabou recebendo esse tratamento que isso sirva de lição pra vc e milhões que continuarão esse ciclo e sendo enganadas por uma empresa má administrada

  11. Não se deixe levar por essas pessoas, Rafael! Você está certo e falo isso como vendedora. O trabalho de qualquer pessoa paga para atendimento a clientes é saber lidar com esse tipo de reclamação. Era obrigação da UZ Games te explicar o porquê do atraso. E dizer que eles só visavam sua satisfação com essa resposta atravessada foi a única desculpa que encontraram para o mau comportamento desse funcionário responsável pelo Twitter. Das duas uma: ou essas pessoas que vieram te criticar trabalham na UZ Games ou são apenas mimados e egoístas que agiriam pior do que você nessa situação.

  12. Na moral mesmo ? Fala o que quer ouve o que não quer sem mais. “Acho que não compro pré-vendas na @uzgames” isso foi difamação. “Já tem amigo meu jogando Assassins Creed 3 comprado na FNAC e nada do meu chegar.” Isso foi resposta exemplo que qualquer idiota sem nexo da. Cara na moral, por que não cancelou e comprou na FNAC ? Quer se aparecer, seja homem, é mais facil, agora querer difamar uma empresa com essa conversinha sem pé e sem cabeça ? Eu rasho dessas crianças viu.

    • Opa, vamo lá:

      1) Você me chama de criança, mas escreve “rasho”. Piadinha infantilizada essa.

      2) onde exatamente “acho que não compro pré-venda na UZ Games” constitui difamação? Foi apenas uma ressalva opinativa. A palavra “difamação” significa “minar diretamente a reputação de outrem” usando de artifício uma mentira. Em termos simples, é o mesmo que você dizer que não come em um determinado restaurante porque tem baratas na salada, sem provar. Sugiro uma compreensão maior das palavras antes de tentar cagar terminologia jurídica pra cima de quem obviamente tem mais experiência nisso do que você.

      3) “Tem amigo meu…” não foi resposta à nada. Foi um complemento à frase do tópico anterior, lançado no mesmo momento, como uma sentença composta de duas frases (foi no mesmo tweet, rapaz: como você vê resposta em uma sentença que EU comecei?). Língua Portuguesa, amigo: leia direito.

      4) Não cancelei porque, se como consumidor tenho o direito de reclamar, como vendedora a loja também tem o direito de se posicionar. Aconteceu que o posicionamento que ela me deu – mediante contato telefônico -, foi suficientemente satisfatório. Leia o texto e os comentários: vai perceber que não teria problema em esperar, desde que me dissessem quanto tempo – o que não aconteceu de início.

      5) Você completou a quarta série? “Se aparecer” tá errado, ok? Isso dito, eu trabalho como “ghost writer”. Eu ganho pra não aparecer. Se você não sabe disso, não tem autoridade pra afirmar que eu quero fazer fama em cima da loja.

      6) A UZ Games reconheceu o erro – mais de uma vez, aliás. Boa sorte tentando argumentar com isso.

      E sobre “falar o que quer e ouvir o que não quer”, acho que é prova suficiente o fato de que aprovo todos os comentários – bons ou ruins, e respondo a todos sempre que posso.
      Outra prova: seu próximo comentário não passará por aprovação: configurei meu blog para que todos os comentários, do segundo pra frente, entrassem automaticamente. Analiso apenas o primeiro e dou preferência pra quem sabe argumentar. Não foi o seu caso, mas existem exceções em qualquer regra, não é?

  13. Comprei a Pré venda de MW3 e eles garantiram que ia chegar em tal dia, fui lá buscar as 10 da manha, e falaram que não tinha chegado ainda, que a alfandega estava segurando, cheguei em casa, liguei ps3 e metade da minha lista jogando MW3, como assim? Nao tava na alfandega ainda? Ai tudo bem, liguei para eles e eles disseram que so poderiam entregar 6 dias depois do prazo que combinamos. Comprar algo na Uzgames? Nunca mais.

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